Presidentes de associações militares se reúnem com Comissão de Alterações Legislativas

24/10/2023 24/10/2023 23:01 412 visualizações

No final da manhã desta terça-feira, 24, os presidentes de associações militares, incluindo o Subtenente PM Claylson Carneiro Xavier da APRA-TO, o Subtenente PM Quirino da APA - Araguaína, o 2º Sargento João Victor da UNIMIL-TO e o 2⁰ Sargento Douglas da ASPRA – Gurupi, participaram de uma importante reunião com o presidente da Comissão Mista, encarregada de propor alterações na legislação das Polícias e Bombeiros Militares estaduais.

A reunião aconteceu na sala de reuniões do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins e contou com a presença do presidente da Associação dos Oficiais – AOMETO, Tenente Coronel de Souza.

Durante as discussões, o presidente da comissão, Cel Marizon Mendes Marques, abordou a solicitação do Comitê Gestor do Estado para que as instituições Polícia Militar e Bombeiros Militares façam as devidas adaptações em suas legislações, a fim de estarem em conformidade com as normas previdenciárias.

A Comissão ressaltou a preocupação do comitê gestor com os impactos financeiros gerados tanto pelos militares ativos quanto pelos da reserva e pensionistas.

Por enquanto, a Comissão não apresentou propostas específicas de alteração, mas enfatizou a necessidade de modificações, especialmente, em relação aos interstícios de oficiais e praças.

Os presidentes das associações expressaram suas opiniões sobre as possíveis mudanças na legislação e a importância de conhecerem as propostas para poderem debater de maneira informada.

Eles destacaram que, nos últimos anos, os praças militares têm enfrentado retrocessos em suas carreiras devido a alterações na legislação, como aquelas ocorridas em 2012, com a volta dos 3⁰ e 2⁰ sargentos, 2⁰ tenentes e outros aspectos que prejudicaram os praças militares.

Diante disso, os presidentes reafirmaram o compromisso em defender os interesses de seus associados e manifestaram oposição a qualquer alteração que possa prejudicar, ainda mais, as carreiras militares em geral.

Os presidentes presentes na reunião foram selecionados como representantes das respectivas entidades perante a Comissão.

 

Ascom APRA-TO