NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

01/04/2022 02/04/2022 16:39 1256 visualizações

As Associações Militares lamentam e repudiam o tratamento dispensado pelo Governo do Tocantins aos militares (policiais e bombeiros). No dia 24 de março houve uma reunião no Palácio Araguaia, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, os Comandos da PMTO e dos Bombeiros e os secretários da Administração, Fazenda, Casa Civil e Planejamento, onde foram deliberadas algumas ações importantes, dentre elas, o reajuste salarial dos militares. Os representantes militares exigiram um percentual de, no mínimo, no mesmo valor que o da polícia civil.

De imediato foi negado pelos representantes do governo, que alegaram questões orçamentárias. Então, um novo percentual foi negociado e, para a ingrata surpresa dos representantes das associações, o Projeto de Lei de Reajuste Salarial dos militares foi encaminhado para a Assembleia com o percentual diferente do que ficou acordado em reunião com o próprio Governador.

Assim que tomou conhecimento de que o percentual de reajuste encaminhado pelo governador estava diferente do acordado, o presidente da APRA-TO, Sgt Claylson Carneiro Xavier e o presidente da ADPMETO, João Victor Moreira, tentaram contato com os secretários do Comitê Gestor que estavam presentes na reunião, porém sem sucesso.

MP 27

Em relação à MP 27, de 22/12/2021, também ficou definido em reunião, a inclusão dos pagamentos dos passivos referentes às promoções dos militares (policiais e bombeiros) e o pagamento das parcelas restantes dos 4,68% - este em parcela única ainda esse ano - e não, em 48 vezes, a partir de 2026, conforme foi encaminhado e aprovado na assembleia legislativa.

Requeremos que sejam implementadas as progressões dos militares que adquiriram o direito, a partir de maio de 2019 ao ano de 2020, conforme o governo do Estado vem informando que fará aos demais servidores públicos.

Assinam esta nota as seguintes entidades de classe:

Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins - APRA-TO

Associação dos Militares da Reserva, Reformados, Ativa e Pensionistas – ASMIR-TO

Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins - ASPRA  Gurupi-TO

Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins - ASSPMETO

Associação dos Policiais Militares de Tocantinópolis e Região - APMTO

Associação de Praças Bombeiros Militares do Estado do Tocantins - APBMTO

Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) e entidades filiadas:

Associação de Praças da Polícia e Bombeiros Militares de Araguaína – APA

Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Tocantins - ABMTO