APRA e Comando dos Bombeiros discutem demandas da classe

Tratativas foram relevantes para a categoria
07/06/2021 07/06/2021 22:11 87 visualizações

Em reunião com o comando do Corpo de Bombeiros, a presidência da APRA representada pelo 1º Sgt Claylson da Silva Carneiro Xavier, tratou de demandas específicas desses militares, dentre elas o CHOA. O presidente foi informado de que a comissão já havia sido definida e que, em breve, a seleção será lançada. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, 07, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros.

O comandante-geral dos Bombeiros, Cel QOBM Reginaldo Leandro da Silva, informou que em relação ao CHOA, deverão ser disponibilizadas 30 ou 40 vagas. Desse total, 50% serão por seleção interna, 25% por antiguidade na graduação e 25% por tempo efetivo de serviço, dentre os Subtenentes QPBM. O Presidente informou que a Associação continuará lutando para que sejam ofertadas todas as vagas previstas no QOD.

Na reunião também foi informado, que a partir de 2026, o CHOA será somente por seleção interna e com exigência de curso superior.

Em relação às promoções de praças, estas continuarão a ser por antiguidade e por merecimento, com alterações nos critérios da pontuação para promoção por merecimento, deixando esses, mais objetivos. Serão contados pontos para aqueles que exercem a função de piloto de embarcação e motorista de viaturas, por exemplo. Neste caso, considerando as categorias de CNH. Também, as especializações dentro da instituição. Já o conceito de comandante será alterado pela média das últimas avaliações periódicas de desempenho (APED). É essa média final que valerá como pontuação para cada militar bombeiro, para a soma na pontuação, para a promoção por merecimento.

Para os militares que ficaram de segunda época nos seus respectivos cursos de formação, que nas promoções contava negativamente por merecimento (30 pontos), não será mais contada essa pontuação.

Participaram das tratativas, o 2º Sgt BM Kássio Maluar Gonçalves Luz e o Chefe de Estado Maior dos Bombeiros, Cel QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias.

 

 

Ascom APRA-TO