Sargento: espinha dorsal das organizações militares

Profissionais fundamentais, do comando à tropa
05/05/2021 05/05/2021 17:17 1131 visualizações

Sargento, espinha dorsal das organizações militares, quer sejam Policiais, Forças Armadas ou Corpos de Bombeiros. É o elo que liga o comando à tropa; é a argamassa que firma e estrutura; é todo o edifício hierárquico. Ontem, 04 de maio, celebrou-se o 'Dia do Sargento', e para sempre esse profissional será reconhecido. 

Em nome do presidente da Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO), 1º Sgt Claylson da Silva Carneiro Xavier e do vice-presidente, 2º Sgt Régis dos Reis Guedes, parabenizamos todos os sargentos policiais e bombeiros do estado do Tocantins.

QOA

QOA é a sigla que refere-se ao Quadro de Oficiais da Administração, do qual fazem parte os militares que atingem o oficialato após extensa carreira, pois iniciam a vida militar como Soldado (Praça) e podem ser promovidos até o posto de Tenente-Coronel  (Oficial).

Fundamental na cadeia de comando, o sargento coopera para o cumprimento oportuno das decisões tomadas. É modelo de chefe para os cabos e soldados, tendo com estes uma estreita relação de confiança.

O 3º Sargento é a graduação mais operacional de um sargento, por ser a posição inicial da carreira, operacionalmente ele é o líder das pequenas frações (grupo de combate).

Pode assumir funções administrativa e após concluído o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), pode assumir a função de Adjunto de Pelotão.

Substantivo masculino, é um Praça, graduado de qualquer corporação militar, que na escala hierárquica se situa entre o cabo e o subtenente ou suboficial.

 

 

 

Ascom APRA-TO