APRA-TO parabeniza novo Comandante-Geral da PMTO

Coronel Júlio Manoel da Silva Neto foi empossado nessa quarta-feira, 10
11/02/2021 11/02/2021 17:18 926 visualizações

A Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) parabeniza o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado, coronel Júlio Manoel da Silva Neto por assumir o posto, indicado pelo governador Mauro Carlesse. A solenidade da passagem de comando aconteceu nessa quarta-feira, 10, na sede do Comando Geral da PM. O coronel Silva Neto substitui o coronel Jaizon Veras Barbosa, que foi para a reserva.

Para o presidente da APRA, Claylson da Silva Carneiro Xavier, é uma grande satisfação receber o coronel Júlio Manoel da Silva Neto como o novo Comandante-Geral da PM do Tocantins. "É um companheiro de luta, sempre fiel ao trabalho, dedicado e tenho absoluta convicção de que exercerá com louvor essa nova função", destacou.

Perfil do Comandante

Júlio Manoel da Silva Neto é coronel da Polícia Militar do Tocantins, onde ingressou em 1998. Possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Militar do Estado de Goiás; pós-graduação em Altos Estudos de Segurança Pública pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás e de Polícia Judiciária Militar pela Unitins. Foi secretário-chefe da Casa Militar do Tocantins; comandou a 1ª e 2ª Companhias do 1º BPM, em Palmas; 3ª Companhia do 8º BPM, em Paraíso; 4ª CIPM, em Araguatins; 5ª CIPM, em Tocantinópolis; 2º BPM, em Araguaína. Foi subcomandante do 5º BPM, em Porto Nacional, da Academia de Polícia Militar Tiradentes, e do 1º BPM, em Palmas.

Foi oficial R/2 de Infantaria do Exército Brasileiro, servindo no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado em Maceió. Foi comandante do 1º Grupo do 4º Pelotão da Companhia Fox Uno, no Rio de Janeiro (Operação Rio I); do 2º Pelotão da Companhia Fox III, no Espírito Santo (Operação Reconquista II) e Oficial Auxiliar do Fiscal Administrativo Base de Comando Fox IV, no Rio de Janeiro (Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos).

Realizou vários cursos, dentre eles, o de Aperfeiçoamento de Oficiais na Polícia Militar e Curso Superior de Polícia de Goiás; de Segurança de Autoridades; Instrutor de Controle de Distúrbios Civis; Operações Especiais; Promotor de Polícia Comunitária; Aplicações Táticas, Técnicas de Transporte, Armazenagem, Uso e Operação com Tecnologias Não-Letais, Varredura de Explosivos, Procedimentos Operacionais Padrão, Busca e Apreensão, Crimes Ambientais, Direitos Humanos, Gerenciamento de Crises, Identificação Veicular, e Investigação Criminal.

 

 

 

Ascom APRA-TO com informações da Secom/TO