Associado publica artigo científico sobre a Qualificação do Policial Militar Tocantinense; Trabalho será apresentado em Congresso Internacional de Educação à Distância

23/09/2019 23/09/2019 17:24 1367 visualizações

‘Qualificação do Policial Militar Tocantinense Frente a Educação Mediada por Tecnologias’ é o título do artigo científico de autoria do Sargento PMTO Leonardo de Andrade Carneiro, membro associado da APRA-TO (Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins). O artigo, produzido em parceria com três coautores, foi publicado no 6º volume da Revista Humanidades & Inovação  e selecionado para ser apresentado no 25° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) que acontecerá no mês de outubro do corrente ano em Poços de Caldas-MG.

Considerando que as tecnologias digitais têm contribuído de forma dinâmica para a educação, o artigo em questão vem demonstrar a influência da educação mediada por tecnologia na qualificação profissional dos Policiais Militares tocantinenses.

O objetivo geral da pesquisa desenvolvida por Sargento Leonardo é analisar as possíveis dificuldades no manuseio das ferramentas voltadas para o ensino-aprendizagem em um ambiente virtual, com a finalidade de avaliar a absorção do conhecimento por parte dos militares para realização das suas atividades.

Através da pesquisa foi evidenciado nesse trabalho que 87% dos militares são do sexo masculino, 68% estão acima dos 36 anos, metade dos militares tem mais de 15 anos de efetivos serviço e 70% possuem o ensino superior. Os Policiais Militares demonstraram que se dedicam aos estudos, mantendo-se sempre atualizados e motivados com vistas ao aprimoramento técnico, incorporando assim, novas metodologias em suas funções, validando livros ou apostilas, como instrumento que podem auxiliar em seu aprendizado.

Ao final, o autor fala sobre as expectativas em torno do artigo: “Esperamos que este trabalho possa contribuir com a implementação de novas metodologias e ferramentas digitais no ambiente de aprendizagem virtual da Polícia Militar do Tocantins, aspirando um ensino inovador que seja capaz de colaborar com as necessidades institucionais e seu público interno.”.

Sargento Leonardo é mestrando em Modelagem Computacional de Sistemas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduado em administração de pequenas e médias empresas, especialista em Gestão Pública, especialista em Docência profissional e Tecnológica, e pesquisador na área de educação mediada por tecnologia e aprendizagem colaborativa.

 

Clique e confira o artigo na íntegra: Qualificação do Policial Militar Tocantinense Frente a Educação Mediada por Tecnologias