APRA-TO fecha parceria para atendimento psicoterapêutico dos militares associados

18/09/2019 18/09/2019 17:24 1079 visualizações

O adoecimento psicológico têm sido uma questão preocupante entre as forças de segurança pública, principalmente entre os policiais e bombeiros militares. Em atenção à saúde mental dos seus associados, a Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO) firmou parceria com o psicólogo Arthur Dunck (CRP 23/ 1127) e oferece condições acessíveis para atendimento psicoterapêutico da categoria filiada.

No texto ‘Saúde Mental de Policiais Militares e Psicoterapia’ a psicóloga Michele Beckert explica como o adoecimento psicológico ainda é tido como ‘tabu’ nas forças armadas. 

“É tido como uma soma de vários fatores como estresse, problemas hierárquicos, jornada excessiva de trabalho, desestímulo e falta de reconhecimento por conta do estado e da sociedade. Logo, a natureza da função policial costuma expor os agentes ao estresse continuado, tanto por questões institucionais, quanto pelo contato e enfrentamento com a criminalidade crescente.”.

A relação dos bombeiros militares com a saúde mental também apresenta fatores muito semelhantes aos dos policiais. Como explica o artigo cientifico escrito por MA Oliveira, os bombeiros militares também estão em constante sobrecarga física e psíquica, lidam rotineiramente com situações trágicas, predispondo-se a níveis altos de tensão, ameaças e ansiedade. Muitas vezes em situações inéditas e inesperadas, com exposição a todas as modalidades de riscos, inclusive da própria vida. 

“O bombeiro militar é percebido socialmente como um super-herói, corajoso e destemido, sempre pronto para ajudar e salvar vidas. Entretanto, a realidade da atividade desses trabalhadores compreende exigências como de qualquer outro trabalhador, agravada pela rigidez da hierarquia militar, exposição a situações de risco e ritmo intenso de trabalho.”.

Para ter acesso ao atendimento psicoterapêutico através da parceria da APRA-TO, o associado precisa entrar em contato com a secretaria da entidade através dos telefones (63) 3215-4658 ou 984776688 (whatsapp).

O atendimento será realizado no consultório particular do psicólogo Arthur Dunck.

Sua saúde mental importa, conheça as condições oferecidas pela APRA-TO e agende o seu horário.

 

Veja também:

No Brasil, pelo menos 43 PMs são afastados por dia por transtornos psiquiátricos