PM, Civil e Bombeiros divulgam balanço e apontam queda em casos de roubos e furtos

07/03/2019 07/03/2019 17:29 991 visualizações

Por meio de coletiva de imprensa, realizada na sede do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, as forças de segurança estaduais divulgaram, na tarde desta quarta-feira, 6, o balanço das ações realizadas durante o período do carnaval, em todas as regiões do estado. O resultado da operação integrada, iniciada às 19h da última sexta-feira, 1º,  e encerrada às 7h desta quarta-feira, foi apresentado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. 

Os dados divulgados mostram redução nas ocorrências no comparativo com o ano de 2018, principalmente nos crimes contra o patrimônio, em que roubos tiveram 68% de queda e furtos 65% a menos de incidência no estado. Além disso, não foram registrados homicídios vinculados aos eventos, assim como latrocínios e estupros de vulneráveis, estes últimos com 13 ocorrências no ano anterior. Ao todo, apenas 17 ocorrências foram registradas nos locais de festas em todo o Tocantins.

Ao todo, foram abordados 2020 veículos e mais de 2600 pessoas que estavam em atitude suspeita. Também foram efetuadas 110 autuações por infrações de trânsito, bem como foram realizadas 11 prisões pela prática de crimes diversos. Cinco casos de importunação sexual foram verificados, sendo que todos eles foram levados ao conhecimento das autoridades policiais para as providências cabíveis. 

As ações conjuntas proporcionaram um evento seguro a todos os foliões que se deslocaram até as festas de carnaval, que ocorreram em vários municípios do estado, tais como Araguaína, Xambioá, Palmas, Pedro Afonso, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Colinas e Tocantinópolis e ainda garantiram a tranqüilidade aos cidadãos que optaram por permanecer em suas residências ou então utilizaram as estradas que cortam o estado. 

Para o secretário da Segurança Pública Cristiano Barbosa Sampaio, o planejamento eficiente e a ação integrada entre as forças de segurança contribuíram sobremaneira para o sucesso das ações promovidas durante o período de Carnaval no estado: “Importante esclarecer que a efetividade da criminalidade é verificada através da comparação entre os dados estatísticos num mesmo intervalo de tempo e a análise dos períodos de Carnaval no estado em 2018 e 2019, demonstraram números favoráveis à segurança pública na região, com a redução significativa dos números de registros de crimes”, ressaltou.

O chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Henrique Júnior, ressaltou que a operação no Carnaval alcançou os objetivos propostos: “Por meio da integração entre as policiais militar e civil, bem como o corpo de bombeiros militar, além do trabalho efetivo de nossos policiais, ‘heróis anônimos’, proporcionamos mais segurança não só ao folião que compareceu aos diversos circuitos da folia, como também aos demais cidadãos em todas as cidades do Tocantins”, pontuou.    

De acordo com o major Cleber Sobrinho, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, o planejamento eficaz entre todos os órgãos de segurança pública, resultou em uma diminuição de mais de 15% nos índices de ocorrências atendidas pelos Bombeiros do Estado, em geral associadas ao uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes. Apenas um caso de atendimento por lesão corpora/l foi registrado pelo CBM. “Podemos destacar que uma maior conscientização por parte do folião, aliada a uma ação eficiente das forças de segurança publica do estado, culminaram em um carnaval mais seguro, onde os cidadãos puderam aproveitar os eventos festivos com mais tranquilidade”, frisou. 

A delegada de Polícia Civil Raimunda Bezerra de Sousa, diretora de Polícia do Interior, destacou que o planejamento para o carnaval de 2019 no Tocantins foi no sentido de haver mais integração entre as forças de segurança do Estado, visando propiciar mais segurança ao cidadão que foi aos circuitos da folia espalhados em todo o estado.  

“As forças de segurança se fizeram presente de forma efetiva e atuaram em todas as regiões do Tocantins, o que inibiu a prática de delitos e contribuiu para a redução dos índices de criminalidade em todo o Estado do Tocantins. Houve redução em crimes como roubos e furtos a residências, bem como àquele praticados nos circuitos da folia, o que nos deixa satisfeitos, uma vez que a operação montada superou as expectativas iniciais”, disse a delegada.

 

(fonte: Ascom SSP / via T1Notícias)