Abertas as inscrições para o 1º Curso de Operador Aerotático do Estado do Tocantins

12/03/2019 12/03/2019 17:28 1199 visualizações

O Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER, em parceria com a Escola Superior de Polícia - Espol, órgãos da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP – TO), promoverá o 1º Curso de Operador Aerotático – I COA do estado, com o objetivo capacitar tripulantes aéreos nas várias missões que são desempenhadas pela unidade aérea.

Do total de 28 vagas ofertadas, 25 delas são destinadas a integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, sendo que as outras três restantes poderão ser preenchidas por membros das instituições citadas, das demais unidades da federação, bem como, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O CIOPAER é uma unidade especializada no emprego de aeronave em ocorrências de grande complexidade. A unidade é composta por servidores da Polícia Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com emprego multimissão.

O Operador Aerotático é um profissional preparado para desempenhar funções abordo de helicópteros em apoio a ocorrências de assaltos a banco, buscas por fugitivos e desaparecidos, patrulhamento urbano e rural, resgates, combate a incêndios florestais e urbanos, abordagens a pessoas e veículos, ações de defesa civil, operações rurais, infiltração ou exfiltração de tropa, transporte ou remoção aero médica, dentre outros.

Para alcançar tal profissionalismo multimissão, o discente do I COA será imerso na “Doutrina de aviação de segurança pública” por, aproximadamente, dois meses e terá disciplinas como: Noções de Patrulha Urbana, Combate em Ambiente Confinado – CQB, Salvamento aquático, e outras.

As inscrições estão abertas até 15 de março e o curso será realizado nas dependências da Escola Superior de Polícia - ESPOL, instituição de ensino da SSP-TO, com início previsto para 26 de abril.

As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico https://www.ssp.to.gov.br/escola-superior-da-policia-civil-espol/i-curso-de-operador-aerotatico/. Eventuais dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone (63) 98145.0190 (whatsapp) ou então pelo perfil oficial do CIOPAER – TO no Twitter @ciopaer_to

 

(fonte: Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins / via PMTO)